quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Um novo espaço, junto ao lago

Novas potencialidades e mais actividades


Este ano o Espaço da Ciência não vai estar no Pavilhão Central, como até aqui vinha acontecendo. A sua nova localização é na zona da várzea, juntamente com a Astronomia e a Física. Este novo espaço, afirma Augusto Flor, tem mais potencialidades pois é «só para as áreas da ciência».

«Será um espaço de convívio permanente. Vai ter, em momentos concretos, debates e conferências», afirmou o responsável por esta área. Durante a Festa, haverá quatro debates: «Transportes e poluição – um questão de saúde pública»; «Transportes e energia – que futuro?»; «Avanços tecnológicos na área dos transportes»; e «Política Nacional de Transportes».

Como tem sido habitual, o professor Máximo Ferreira coordenará o sector da Astronomia e o Grupo de Física do Instituto Superior Técnico marcará novamente presença com as suas experiências. Devido à partilha de espaço, tanto nas conferências do astrónomo como nas experiências de Física, o tema dos transportes terá um destaque especial, embora não único.
Como tem vindo a ser hábito, as crianças terão um espaço próprio. Segundo Lurdes Silva, responsável no grupo de trabalho por esta área, as crianças e os jovens absorvem muita informação e, além disso, têm um grande poder de influência sobre os pais.

As actividades serão variadas e adaptadas à idade da criança ou do jovem. Haverá puzzles sobre o avanço técnico e científico dos transportes terrestres, «da roda ao TGV». Será também possível às crianças pintar e desenhar sobre este tema.

Está também a ser desenvolvido um jogo de computador sobre questões de segurança nos transportes, para sensibilizar as crianças para os perigos e medidas a tomar nos transportes. Com recurso a marionetas as crianças poderão ainda contar pequenas histórias dedicadas a estas temáticas.

Naquele espaço, revelou Augusto Flor, haverá ainda momento de teatro e de poesia.

in Jornal Avante! N.º 1758 09.Agosto.2007

2 comentários:

Anónimo disse...

ÀVANTE pela evolução!
VIVA a REVOLUÇÂO CULTURAL E TECNOLÒGICA!
VIVA O PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS
José Manangão

poesianopopular.blog.sapo.pt

Anónimo disse...

Subscrevo! Mas com os acentos correctos :D