quinta-feira, 9 de agosto de 2001

2001, odisseia na Atalaia

Exposição de astronomia com observações do céu, experiência, debates e teatro

A exposição de ciência e tecnologia da Festa deste ano é dedicada à astronomia, um projecto desenvolvido em colaboração com o Museu da Ciência e a Associação Aquila. Estarão expostos objectos usados nas naves e os visitantes poderão observar os astros com telescópios, aprender mais sobre astronomia em jogos electrónicos e discutir a ciência num debate com especialistas. Para os mais novos há uma peça de teatro. Mais informações e pormenores sobre o pavilhão da Ciência serão divulgados em próximas edições.

A exposição da astronomia é composta por experiências interactivas e observações do céu diurnas e nocturnas com telescópios. Estarão expostos modelos do Sputnik e do programa Apolo, comida e pasta de dentes usadas nas naves, autógrafos de astronautas e outros objectos relacionados com esta ciência pertencentes ao Museu da Ciência e à colecção particular de Caeiro de Sousa, um operário que tinha como passatempo a astronomia.

Na tarde de sábado realiza-se um debate, sob o tema «A ciência ao serviço da humanidade?», com a participação do astrónomo Máximo Ferreira, de Francisco Silva, engenheiro e especialista em telecomunicações, e Jorge Dias Deus, responsável pelo departamento de Física do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Será ainda apresentada uma peça infantil pela companhia «Teatro Extremo», de Almada, «Os três cosmonautas». Os actores vão «tirando» histórias de dentro de uma mala à laia dos tradicionais contadores e narrando a história dos descobridores do espaço. «Eles vão enfrentando o desconhecido juntamente com o público. Será utilizada a linguagem oral e corporal e os objectos transportados na tal mala», adianta Anabela Silva, da organização da Festa. O encontro fica marcado para sábado e domingo à tarde, junto à exposição.

Anabela Silva sublinha ainda que esta iniciativa reflecte a importância que o PCP dá à ciência, nomeadamente com a promoção e divulgação do conhecimento científico.

Um local ideal

Para além do astrónomo Máximo Ferreira, à conversa com a jornalista do «Avante!» estiveram Anabela Silva, Vítor Hugo Cardoso e os jovens da Aquila, João Sampainho, Ana Ferreira e Pedro Ferreira

Tudo o que estará presente na Festa já foi apresentadas noutros locais, mas é a primeira vez que se juntam todos estes elementos. Ou seja, esta exposição vai ser estreada pelos visitantes da Festa.

Como explica Máximo Ferreira, a Festa é um local privilegiado para a divulgação da ciência: «Alguns visitantes já terão uma motivação para a astronomia, outros passarão pela exposição só por passar. Mas é isso que nós queremos: que se envolvam com as coisas que lá iremos ter e que isso se traduza numa vontade de continuar. A Festa é um local ideal para fazermos esta exposição, não só pela predisposição das pessoas, como pelo número de visitantes.»

«Não vamos ter todas as coisas que gostaríamos, porque a própria Atalaia não chegaria», diz ao «Avante!» o astrónomo, explicando que é a primeira vez que o Museu da Ciência participa numa iniciativa com tão grande número de pessoas e com formações tão diversas.

As luzes da Festa condicionarão inevitavelmente as observações, mas, como refere Máximo Ferreira, o objectivo da exposição é «mostrar ao cidadão comum que, mesmo no local onde está, há coisas no céu que pode ver. E falaremos também daquilo que não é visível naquela zona do céu.»

Águias do espaço

A exposição conta com a colaboração da Aquila. Parte dos monitores presentes na Atalaia são membros desta associação de observação astronómica fundada no ano passado, no Seixal. Muitos deles são já licenciados, tendo descoberto a astronomia ainda na infância e mantendo-a como um hobby.

Para João Sampainho, o seu presidente, «o contacto com as pessoas é extraordinário». «Além de estarmos ao pé de um telescópio a tentar ensinar alguma coisa, também vamos aprendendo. Por exemplo, no Norte do País atribuem um nome a uma determinada constelação e no Sul dão-lhe outro nome.»

Antes da Festa, a Aquila vai promover diversas observações no concelho do Seixal, aos fins-de-semana. E contam seduzir muita gente...

in «Avante!» Nº 1445 - 9.Agosto.2001

Sem comentários: