sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Festa do Avante! 2006



Espaço Ciência - A terra e o céu

cartaz-cienciaPorque tem a Terra pólos achatados? Porque tem um eixo de rotação? Como devemos olhar para os astros e que segredos encerram?

A Astronomia e a Física dão respostas a estas e muitas outras questões que serão respondidas por prestigiados professores e astrónomos e estudantes do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico, em debates e palestras e através de observações na exposição de Astronomia.

As experiências de Física, ao vivo, essas, estarão mais relacionadas com a temática da terra, nos âmbitos da Física e da Astronomia.

Fora do pavilhão, junto ao lago, através da observação dos astros, o visitante, enquadrado no sistema solar, é informado sobre as especificidades dos planetas, das estrelas e dos asteróides. Dentro do pavilhão, será simulada uma visão aérea, partindo do Espaço até se chegar à Terra, abordando as origens do Universo, a nossa galáxia, o sistema solar e o nosso planeta.

O mundo pula e avança

Rómulo de Carvalho, poeta e cientista que nas suas obras literárias usava o pseudónimo de António Gedeão, autor do poema «Pedra filosofal», será homenageado, no centésimo aniversário do seu nascimento, na exposição de Astronomia e Física, junto ao lago e ao longo das exposições do espaço.

Na exposição sobre a «Relação da Terra com a arte», era inevitável falar de Rómulo de Carvalho. Como, aliás, dos artistas que, preocupados com a defesa da terra, têm sabido, através do romance e da prosa nomeadamente, perspectivar um mundo que salvaguarda natureza e denunciar a sua destruição. As suas obras reflectem, assim, os problemas da época em que vivem e apresentam, através da arte, alternativas com vista à preservação do Planeta.


Auditório da Ciência e das Tecnologias (Pavilhão Central)

Sexta-feira, 1 de Setembro

21h00 – «O estado do planeta, cimeiras para quê?», com Luís Vicente, Rui Namorado Rosa, Nuno Vitorino (moderador).

Sábado, 2 de Setembro

18h30 – «A política de solos em Portugal – uso e posse da terra», com Maria José Roxo, Carlos Amaro e António Pombeiro (moderador).

21h00 – Evocação do centenário do nascimento de Rómulo de Carvalho (António Gedeão) - o professor, o pedagogo, o investigador, o poeta - vida e obra, com José Dias Urbano, António Manuel Nunes dos Santos, Ana Maria Dias e Sílvia Silva (moderadora).

Auditório da Astronomia e Física (junto ao lago)

Sexta-feira, 1 de Setembro

21h00 – «Haverá vida no Universo?», com Máximo Ferreira

Sábado, 2 de Setembro

15h00 – «Vamos construir uma nave espacial» (atelier para crianças),pelo Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST)

18h30 – «As lendas do Céu», pelo NFIST

21h00 – «O que somos no Sistema Solar?», com Máximo Ferreira

Domingo, 3 de Setembro

15-00 – «As lendas do Céu», pelo NFIST

Sem comentários: