quarta-feira, 1 de setembro de 1999

Festa do Avante! 1999


Ciência interactiva no Espaço de Coimbra
Ver, tocar e experimentar


Com o objectivo de contribuir para a divulgação da ciência e da tecnologia, a Organização Regional de Coimbra (DORC) leva este ano à Festa um Espaço Interactivo de Ciência.

Bento de Jesus Caraça, na sua obra «Conceitos Fundamentais de Matemática» escrevia: «A ciência pode ser encarada sob dois aspectos diferentes. Ou se olha para ela tal como vem exposta nos livros de ensino, como coisa criada (...) ou se procura acompanhá-la no seu desenvolvimento progressivo, assistir como foi sendo elaborada, e o aspecto é totalmente diferente(...).

«A ciência encarada assim, parece-nos como um organismo vivo, impregnado de condição humana, com as sua fraquezas e subordinado às grandes necessidades do homem na sua luta pelo entendimento e pela libertação; aparece-nos enfim como um grande capitulo da vida humana social».

É neste espírito que se insere a iniciativa da DORC ao promover na Festa um espaço interactivo de ciência onde o visitante pode pôr à prova os seus conhecimentos gerais de física e química através de jogos; observar o comportamento inesperado de alguns materiais através do contacto directo; ou experimentar certos fenómenos físicos.

Através de interessantes expositores e com a ajuda das explicações dos monitores, os visitantes poderão verificar o princípio de Pitágoras, o que é um holograma, divertir-se com os espelhos mágicos ou certas reacções químicas, entre muitas outras propostas que atrairão certamente um vasto público de todas as idades.

Para despertar a curiosidade adiantamos o nome de alguns expositores patentes: Bola ao Cesto; Cabeça à Roda; Espelho Mágico; Mão Firme; Minerolândia; Óculos Mágicos; Pulgas Eléctricas; Rampa a Cima, Rampa Abaixo; Tubos de Som; Roda que Roda.

Este original espaço interactivo foi montado com a colaboração do Exploratório de Coimbra Infante D. Henrique e da sua exposição permanente denominada «Materialmente», e conta com experiências de docentes de todas as universidades que têm licenciaturas em Engenharia de Materiais e de docentes do ensino Básico e Secundários de diversas regiões do país.

No final o visitante pode ainda adquirir alguns engenhosos brinquedos miniatura que vão fazer sucesso entre os amigos. Dinossauros e crocodilos que aumentam o seu tamanho depois de mergulhados em água, periscópios e óculos especiais são alguns dos brinquedos que vão estar à venda na banca deste espaço, situado no alto da Medideira.

O horário de funcionamento durante os três dias da Festa é das 11 às 23 horas.

Sem comentários: